13º Salário – Segunda Parcela e Encargos Sociais

13º Salário – Pagamento da segunda parcela e dos Encargos Sociais

I – Pagamento da 2ª Parcela do 13º Salário e Recolhimento do INSS

O pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário deverá ser efetuado até o dia 20 de dezembro. Para definição do valor líquido a pagar na 2ª parcela, apura-se o valor do décimo terceiro total, depois deduz o valor que foi pago entre os meses de janeiro a novembro (1ª parcela) e os valores do INSS e do Imposto de Renda.

No mesmo prazo (dia 20 de dezembro) deverão ser recolhidas por meio da guia GPS as seguintes contribuições:

  • INSS descontado do trabalhador;
  • Contribuição Previdenciário Patronal;
  • RAT/SAT; e
  • Outras Entidades e Fundos (Terceiros)

II – Depósito do FGTS Relativo ao Décimo Terceiro Salário

Quanto ao depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) relativo à folha de pagamento do décimo terceiro, o recolhimento deverá ser efetuado até o dia 7 (sete) do mês seguinte ao da competência de referência. A guia para recolhimento (GRF) será emitida por meio do programa SEFIP/GFIP.

Considerando que a maioria das empresas fazem o pagamento da parcela final do 13º salário no mês dezembro, o depósito do FGTS deverá ser realizado até o dia 7 (sete) de janeiro do ano seguinte. Se não houver expediente bancário no dia do vencimento, o recolhimento deverá ser antecipado para o dia útil imediatamente anterior.

III – Recolhimento do IRRF do 13º Salário

O Imposto de Renda Retido na Fonte sobre o décimo terceiro deverá ser recolhido por meio do DARF código de arrecadação 0561 até o dia 20 (vinte) do mês subsequente ao da competência do pagamento (fato gerador).

Ocorrendo o pagamento da parcela final do décimo terceiro salário no mês de dezembro, o vencimento do IRRF será no dia 20 de janeiro do ano seguinte. Se no dia do vencimento não houver expediente bancário, o recolhimento deverá ser antecipado para o dia útil imediatamente anterior.

por
Fagner C. Aguiar 
Blog Práticas de Pessoal
Fundamentação:
- Decreto nº 57.155, de 3 de novembro de 1965
- Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005

Leia Também


   @praticasdepessoal     Cadastre-se